.
.

NÚCLEO DURO

 

Pub

A política é a arte de fazer alianças. É só derreter os fios de ouro roubados...







Pub







segunda-feira, junho 23, 2003

Nelson Rodrigues, o velho guru da nova direita freak

Acho que foi Mário Mesquita, na sua coluna no Público, a primeira pessoa que vi elogiar, por cá, Nelson Rodrigues, inimitável cronista brasileiro, celebrizado pelos comentários futebolísticos e pelo crítica ao unanimismo hippie da década de 60. Na altura, falava-se pouco do homem, e as palavras de louvor de MM não fizeram eco.

A direita freak, jovem e culta, parece, no entanto, tê-lo descoberto agora - e tem sido um fartote. Passeando pelos blogs que fazem o círculo Mexia, Lomba, JPP, vemos assinalado - e copiado - NR como o novo guru dos órfãos do Independente de Miguel Esteves Cardoso. Todos querem ser como ele, escrever como ele, ser tão snobs como ele, conseguir gozar com os marxistas intelectuais como ele.

Um fenómeno impensável, julgar-se-ia, em 2003: a devoção a NR (por estas razões, entenda-se) está tão fora de tempo como o debate e o combate que Pacheco Pereira, Mexia, entre outros, têm proclamado contra os alegados privilégios dos culturais de esquerda.

NR estava certo. Fazia sentido, em 69 alertar, criticar, bazofiar o Maio de 68 e o controlo da arte por parte de comunistas e socialistas. Era até um acto de coragem. O que é patético é que meia dúzia de pretensos irreverentes venham armar-se ao pingarelho, hoje, mais de trinta anos depois, numa altura em que a Margarida Rebelo Pinto é líder de vendas e o Vasco Graça Moura é reconhecido como poeta, hasteando a bandeira da armada pós-moderna, como se tivessem a correr perigo de vida pela libertação da cultura.

O NR observador brilhante, humorista cáustico de prosa curta, viva, original (ainda que excessivamente pontuada: para quê tanta vírgula!?), continua a merecer ser lido e relido. Agora isso não significa que faça sentido imitá-lo em 2003, em Portugal. Como não faz sentido seguir-se Jim Morrison, ou Janis Joplin. Vão apanhar ar!

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home



 

banner for http://www.eurobilltracker.com

Powered By Blogger TM