.
.

NÚCLEO DURO

 

Pub

A política é a arte de fazer alianças. É só derreter os fios de ouro roubados...







Pub







sexta-feira, julho 04, 2003

SOBRE O JORNALISMO E OS JORNALISTAS

A última edição do suplemento «DNA» (28 de Junho) incluia uma crónica de José Mário Silva, jornalista e um dos autores do «Blog de Esquerda», onde voltam a ser evidentes certos equívocos em relação à profissão de jornalista.
Diz o José Mário Silva:

«A blogosfera é outra coisa, umas vezes segue os temas e o 'modos operandi' do jornalismo (nomeadamente nas criticas a acontecimentos culturais ou no comentário políitco) mas na maior parte das vezes não. Nos blogues, as notícias, as crónicas, cruzam-se com apontamentos do quotidiano(...)»

Trata-se, quanto a mim, de um ponto de vista errado. Nunca vi nenhum blog usar o 'modus operandi' do jornalismo. Nunca vi uma notícia num blog, vi comentários a notícias, o que é muito diferente. O 'modus operandi' do jornalismo é trabalhoso e exige uma estrutura que nenhum blog tem.

José Mário Silva defende que é preciso separar as águas entre a blogosfera e o jornalismo, «por muito que aparentem ser, nos tempos que correm, irmãos siameses».

Os blogues e o jornalismo não são irmãos siameses, são coisas totalmente diversas. Se há muitos jornalistas a escrever em blogues, é porque (alguns) têm propensão para a escrita e passam muitas horas nas redacções, «ligados» à net. O jornalista é, cada vez mais, um funcionário, com horários relativamente rígidos a cumprir (há mesmo quem pique o ponto) e exigências de produtividade, factores que levam à perversidade do jornalismo sentado.

«Depois de muito pensar sobre o assunto e de reler os blogues escritos por jornalistas (Francisco José Viegas foi uma das últimas aquisições) (...)»

Aqui está outro equívoco frequente. José Mário Silva foi logo escolher o exemplo de um jornalista que não o é. Para mim, um jornalista não é uma pessoa que escreve umas crónicas bonitas nos jornais, que faz comentário político, ou mesmo editoriais. Pelo contrário, um jornalista escreve notícias e faz reportagem (o lado mais criativo da profissão). Alguém já viu uma notícia que seja assinada pelo Francisco José Viegas? Não.
Há um mal entendido que permanece e que já aqui foi muito bem descrito pelo Ernesto e pelo ElCablogue: um jornalista não é alguém que escreve umas coisas giras nos jornais, nem uma arma de arremesso político (como era no pós 25 de Abril). É um profissional que se rege por um Código Deontológico exigente, onde o rigor, a discrição e a neutralidade são as metas a alcançar. E conseguir aproximar-se disso é muito difícil, muito custoso. Se calhar, é mais giro e dá mais projecção fazer uns artigos marotos, opinativos, sem observar essas regras. Até aceito que isso possa ter espaço num jornal. Mas não é jornalismo, é outra coisa! Para isso é que existem os blogues, por exemplo. Talvez seja essa vontade de protagonismo que leva a mais uma das originalidades portuguesas, um país onde há imensos jornalistas vitalícios (Mega Ferreira, Ruben Fonseca, Miguel Sousa Tavares, Miguel Portas, etc. etc., etc.) e onde o sonho da maior parte dos jornalistas é ganharem estatuto para... não serem jornalistas (transformando-se em gestores, directores, produtores de conteúdos, falsos grandes repórteres...). Isso vê-se nas nossas redacções, onde os mais jovens e inexperientes têm a maior carga de trabalho, enquanto, ao seu lado, o tipo com estatuto passa o dia a fazer que trabalha e a cultivar uma imagem de competência... É que o bom jornalismo dá muito trabalho, é desgastante (mas também dá gozo, felizmente) e vivemos num país de aparências e chicos espertos.

Por último, diz o José Mário Silva:

«Humildade porque nos apercebemos todos os dias que há pessoas, nomeadamente as que não têm acesso aos jornais, que sabem mais do que nós, estão mais bem informadas do que nós e escrevem melhor do que nós.»

Quanto a isso, não podia estar mais de acordo.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home



 

banner for http://www.eurobilltracker.com

Powered By Blogger TM