.
.

NÚCLEO DURO

 

Pub

A política é a arte de fazer alianças. É só derreter os fios de ouro roubados...







Pub







sexta-feira, março 12, 2004

OS FILHOS DA NAÇÃO

Às vezes, tenho o hábito de ler jornais antigos. Os livros de História ensinam-nos que há uma certa recorrência nos acontecimentos. Os jornais, embora de memória mais curta, também. Hoje é a euforia do Euro, ontem era a da Expo 98. Veja-se, por exemplo, o editorial de Miguel Sousa Tavares na "Grande Reportagem" de Setembro de 98. O então director da revista diagnostica a ciclotimia que caracteriza a mentalidade lusa:

«Eu sei que todos os países têm medalhas e medalhados e heróis de secretas guerras que os povos não seguiram com a devida atenção. Mas qualquer coisa me diz que um país que só tem heróis de fachada e vitórias sem substância é um país que se ilude a si mesmo.
Decerto que a Expo é motivo de oegulho. Pessoalmente, embora ache a Exposição, em si, fraca e sem grande critério, considero a obra notável, do ponto de vista urbanístico, arquitectónico e psicológico. Está ali obra feita e com qualidade. mas era preciso não conhecer o país e a sua gente para imaginar que, por uma vez, uma obra do Estado, onde se invesstiram centenas de milhões de contos dos contribuintes, estaria a salvo da ganância, da falta de escrúpulos e da falta de vergonha de alguns.
O primeiro escândalo financeiro da Espo é apenas o primeiro escândalo. Outros se seguirão inevitavelmente, a menos que o escândalo se transforme no seu próprio encobrimento.
Não é, obviamente, culpa do governo ou dos responsáveis principais da Expo se a ocasião revela o ladrão. Mas é culpa, certamente, desta mentalidade que hoje é a nossa, das vitórias de fachada sem correspondência na substância das coisas. Eu conheço, pessoalmente, diversos vigaristas, e não tão poucos quanto isso, que ostentam ao peito as medalhas recebidas no 10 de Junho. E muitos outros que foram condecorados pelo simples desempenho de um cargo de nomeação pública onde não foram objecto de escândalos financeiros.
Se este é o critérios para os "filhos da nação", quem se poderá admirar que tantas sejam as vitórias e os sucessos e tão profunda a descrença?»

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home



 

banner for http://www.eurobilltracker.com

Powered By Blogger TM