.
.

NÚCLEO DURO

 

Pub

A política é a arte de fazer alianças. É só derreter os fios de ouro roubados...







Pub







domingo, abril 25, 2004

25 de Abril por VPV

Vasco Pulido Valente escreveu um ensaio notável sobre o 25 de Abril, publicado hoje no DN, que vai ser com certeza muito glosado pela direita blogosférica. No seu melhor estilo, VPV analisa de forma brilhante, em apenas seis páginas, o 25 de Abril de 1974 e os dois anos que se seguiram. O artigo é excepcional como contraponto às teses que mitificam a Revolução, e tem a vantagem de contar uma história sem os bloqueios cientistas ou politicamente correctos do costume.

No entanto, é também à luz deste estilo - taxativo, afirmativo, apelativo - que se percebe o abuso de classificações, de generalizações e de conclusões definitivas. Revolução? Não houve. "Capitães da liberdade"? Não houve (eram uma cambada de oportunistas temerosos da guerra no Ultramar, sem escola nem ideologia). Mudanças sociais? Não houve. Mudanças económicas? Houve, para pior.

Esta postura afirmativa, taxativa, está também ligada com a tendência de VPV para "novelisar" a história, agrupando os actores em categorias simples. Como num filme, há os "maus" - PC's, extrema esquerda, militares, os "bons" (a população que não se deixa arregimentar pelos radicais), o "herói" (Mário Soares) e o "vilão" (Otelo).

De qualquer forma isso não desmerece em nada o artigo, muito pelo contrário, porque o jogo é limpo e genuíno (o próprio registo literário usado nega qualquer pretensão científica, ao contrário do que sucede com outros historiadores mais comprometidos politicamente). A ler, portanto.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home



 

banner for http://www.eurobilltracker.com

Powered By Blogger TM