.
.

NÚCLEO DURO

 

Pub

A política é a arte de fazer alianças. É só derreter os fios de ouro roubados...







Pub







segunda-feira, junho 21, 2004

Notas sobre o Euro

1-Segundo um jornal inglês, a Académica de Coimbra é o Oxbridge inglês e a sua equipa não é muito melhor que as de Oxford e de Cambridge. Já alguém ouviu falar do Oxbridge?

2-O Guardian refere que para se dizer correctamente o nome da cidade se deve dizer Cwimbra. O reputado jornal diz ainda que a cidade é conhecida como a Oxford de Portugal. Eu, que sou de lá, nunca tal tinha ouvido. Aqui está um bom exemplo de anglo-centrismo.

3-Mas o jornalista do Guardian é bem realista. Depois de visitar Coimbra, ele referiu que é difícil imaginar como é que a pequena cidade poderia lidar com 30 mil fãs ingleses: ?This university city may be accustomed to the behaviour of students, but I wondered if its citizens realised what they have let themselves in for.? Felizmente, conclui ele, o jogo foi contra a ?estóica? Suíça, uma equipa de diminuído risco..

4-Basta fazer uma pesquisa na net pelos jornais de países envolvidos no Euro 2004 (e até outros) para constatar que esta competição trouxe uma previsível vantagem. Mal ou bem, nunca se falou tanto de Portugal como durante estes dias.

5-Os espanhóis costumam tratar-nos com o desdém que se dispensa aos menores.Por isso, há uma rivalidade e a vitória de ontem foi deliciosa. Claro, é apenas um jogo de futebol e eles ganharam jogos bem mais importantes, como os da qualidade de vida e da urbanidade. Não me atreveria a falar em Aljubarrota, como mentes mais alteradas ontem fizeram (Ò professor Marcelo Rebelo de Sousa).

6 - A moda das bandeiras tem gerado críticas. Sousa Tavares relacionou-as mesmo com uma emanação do fascismo. Não accho. Interpreto as bandeiras como uma manifestação do orgulho nacional pela organização de um evento que está a levar o nome de Portugal aos quatro cantos do mundo. Está mal é se as bandeiras estão estritamente ligadas ao resultado desportivo da selecção. Se ontem não tivéssemos ganho (o que poderia muito bem ter acontecido), queria ver se não começavam já a guardar as bandeiras na gavetinha. Defendo que as bandeiras só deveriam ser arreadas no fim da prova.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home



 

banner for http://www.eurobilltracker.com

Powered By Blogger TM