.
.

NÚCLEO DURO

 

Pub

A política é a arte de fazer alianças. É só derreter os fios de ouro roubados...







Pub







terça-feira, agosto 03, 2004

Outfoxed

Foi lançado um documentário chamado Outfoxed, que critica a Fox News (o canal de notícias por cabo mais visto nos EUA) por fazer propaganda pró republicanos a Bush disfarçada de jornalismo.
O que é mais estarrecedor é esta reacção ao documentário, feita por um comentador ligado à estação de Rupert Murdoch:

"Dizer que esta estação promove a perspectiva republicana é como dizer que o Papa é católico, isso é evidente. A prática de fazer jornalismo com um ponto de vista é normal nos EUA (...) Esta é uma estação cujos espectadores na sua maioria esmagadora são republicanos. Por isso, a Fox News faz uma programação virada para esses espectadores, Que é que isso tem de especial?"

Ou seja, assume que o jornalismo não só não deve ser isento, como pode ser condicionado pela cor política das audiências do média. Pensem no que isto seria transposto para a nossa realidade. Qualquer dia teríamos sondagens para determinar em quem vota a maioria dos espectadores de um dado órgão de comunicação. Depois, a sua redacção seria condicionada a fazer uma cobertura mais pró- PSD ou PS, por exemplo... Tratar-se-ia de um jornalismo de interesses, que não teria pejo em censurar histórias inconvenientes.
Não sou ingénuo, mas espero que esta tendência não pegue por aqui. Mas por certo pegará, se eles (os sem escrúpulos, que lutam pela sobrevivência ao volante dos seus BMs topo de gama) acharem que assim dá mais dinheiro. A tendência é haver cada vez menos gente séria no jornalismo e cada vez mais delgados, pelo menos tenho essa impressão. A propósito, aqui fica um pensamento de Carroll O'connor (o Archie Bunker de Tudo em Família) que li ontem:

"Nos países civilizados a imprensa considera-se 'livre'. Pode ser livre de interferências dos governos (embora haja sempre alguma pressão), mas não é livre da vontade dos proprietários. As notícias e editoriais devem ser conservadores, para deixarem os proprietários bem dispostos. E devem ser ficcionados, para excitar os leitores. A grande massa dos leitores não exige exactidão, honestidade, ética ou bom gosto. Os proprietários podem assim dar-lhes aquilo que garante mais vendas e maiores receitas."

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home



 

banner for http://www.eurobilltracker.com

Powered By Blogger TM