.
.

NÚCLEO DURO

 

Pub

A política é a arte de fazer alianças. É só derreter os fios de ouro roubados...







Pub







quinta-feira, novembro 24, 2005

Elogio ao União de Coimbra

Tal como o Tiberius fez há uns tempos um elogio ao Salgueiros, também eu, um academista convicto, quero aqui fazer um sentido elogio a um clube decrépito: o União de Coimbra, de quem estão a ser penhorados hoje um autocarro, duas carrinhas, algumas mesas, cadeiras, secretárias, sofás, uma fotocopiadora, um balcão frigorífico e um fogão. A minha relação com o União de Coimbra começa com as histórias épicas de um meu tio-avó, que contava como os derbies AAC-União dos anos 50 e 60 acabavam invariavelmente em porrada e frequentemente em invasões de campo. Isto é viver o futebol de uma forma que hoje rareia. Vivê-lo, digamos assim, visceralmente, com as tripas e com o sangue. O União de Coimbra era tradicionalmente o clube dos futricas (os naturais de Coimbra não ligados à Universidade), enquanto a Académica emanava da associação de estudantes. Com o passar dos tempos, muitos futricas foram mudando de emblema. É exemplo disso o meu padrinho, que me levava a ver épicos jogos do União (2ª divisão, Zona Centro). Nunca mais me esqueço de um União-Peniche em que os árbitros fizeram greve e foram escolhidos substitutos entre o público. Lá estava o meu padrinho a oferecer-se para ser um "bandeirinha" imparcial! Mais tarde, também ele deixaria de frequentar os jogos do União, seduzido pelo fino futebol da Briosa Hoje, quase não restam adeptos do União. Ainda há, claro, o alcoólico A., com a sua gigantesca bandeira do União, que vai a todos os jogos (fora e em casa). O que é certo é que o União, que chegou a andar pela primeira (um ano, últimos classificados), precisa agora, de acordo com Carlos Balteiro, presidente da Comissão Administrativa, que "apareça algum sócio ou sócios que se habilitem ao leilão e que depois doem os bens clube". O Núcleo faz aqui um apelo aos seus leitores capitalistas: Alguém que se chegue à frente, nem que seja para salvar as cadeiras!

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home



 

banner for http://www.eurobilltracker.com

Powered By Blogger TM