quinta-feira, abril 20, 2006

Vostradeis apanhado em floresta de canábis


"Adão e Erva", Vostradeis (2003)

A plantação de canábis estava à vista de todos, num quintal com pouco mais de 40 metros quadrados, numa pequena povoação dos arredores de Angeja, zona rural a escassos quilómetros de Aveiro. Os cultivadores, Vostradeis, um artista plástico de 46 anos, e o filho, de 20 anos, apenas tiveram o cuidado de colocar redes e telas nos muros, a uma altura de três metros, mas nada podiam fazer quanto ao cheiro característico emanado por mais de três dezenas de plantas, o que poderá ter levantado suspeitas entre os vizinhos e levado à descoberta feita ontem, pelos elementos do Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Águeda.

Esta apreensão figura entre as maiores levadas a cabo nos últimos tempos, não só pela quantidade de plantas, num total de 160 quilos, mas também pela sua dimensão (algumas tinham cerca de dois metros e meio de altura). Refira-se ainda, que nos últimos meses, as autoridades policiais têm tido sucesso nas operações de busca levadas a cabo, apanhando plantas cada vez maiores e situadas, por vezes, no meio de povoações.

Quanto à apreensão de Angeja, há pelo menos seis meses, altura em que se iniciaram as investigações, que o quintal estava literalmente invadido por 30 pés de canábis, de tal forma que quando os militares chegaram se aperceberam de um cão que ladrava, mas só ao cabo de alguns minutos o conseguiram detectar, 'ensanduichado' entre uma parede e umas quantas plantas. Os guardas chegaram mesmo a brincar com a situação, anunciando ao pequeno cão que estavam ali para o salvar da dependência e para lhe dar vista sobre o quintal.

3 comentários:

Alexander Blok disse...

Não é verdade, eu estive lá e vi. O que Vostradeis, esse grande humanista, tinha plantado era apenas um punhado de papoilas, em protesto contra a fome no mundo. Parece que DJ Carcaça, na sua ignorância, não sabe distinguir uma Cannabis sativa de uma Papaver somniferum

Tiberius disse...

Eh pá, sinto-me defraudado. Até agora, todas as grandes polémicas do Núcleo eram comigo. Tiberius vs. Carcaça, Tiberius vs. Ernesto, Tiberius vs. Vostra, Tiberius vs. All Stars do Núcleo, Tiberius vs. Realidade, Tiberius vs. a sua sombra.

Agora uma polémica destas, das boas, e não há nada para mim?

Walt Whitman disse...

Na verdade há, Dom Tiberius, o Pai-Violência
Pois a plantação a que se refere Carcaça
Ainda que sem a mínima graça
Não era de Vostra mas sim de Vossa Excelência