quinta-feira, novembro 02, 2006

Prémio Excelência no Jornalismo Núcleo Duro

Em primeiro lugar, cabe ao júri dizer que já foi surrupiado um logotipo para o nosso prémio...



De seguida, referir que há mais dois candidatos a este galardão de prestígio.
Um deles é um artigo apócrifo, como é frequente no Semanário. Intitula-se "Crise social e económica já vem dos tempo dos lusitanos?" e vem confirmar que Portugal já estava em crise ainda antes de existir, o que nos deixa a todos mais descansados. Alguns excertos:

"Numa recente biografia de Viriato, há referências ao bandoleirismo lusitano. Os lusitanos mais depauperados de recursos reuniam-se nas escarpas dos montes e aí formavam bandos consideráveis que percorriam a Ibéria, acumulando riquezas através do roubo. Esta forma de 'bandoleirismo', como tem vindo a ser denominado [sic] por Garcia y Bellido, teria uma causa social: a partilha muito desigual da terra entre os próprios Lusitanos."

Do segundo também não se conhece autor (por que será que muitos dos grandes trabalhos do jornalismo português não são assinados?) e sabe-se que foi censurado. Aqui fica a referência a ele feita no último "Expresso":

"Lusa pede desculpa

Uma notícia da Lusa segundo a qual o Presidente angolano iria encontrar-se com o homólogo russo para reforçar 'as relações de corrupção bilaterais' levou a agência noticiosa a pedir formalmente desculpas às embaixadas dos dois países e à Presidência de Angola."

Sem comentários: