.
.

NÚCLEO DURO

 

Pub

A política é a arte de fazer alianças. É só derreter os fios de ouro roubados...







Pub







sábado, fevereiro 08, 2014

Woody Allen: o guia do Núcleo

Após longos anos de investigação, o departamento cultural do Núcleo estabeleceu um Guia Científico para Saber se um Filme do Woody Allen é Bom ou Não, com a seguinte escala:


-filme anterior a 1986: Cristiano Ronaldo 


O estilo pode enervar um bocado, tem um dia menos conseguido de vez em quando, mas é quase tudo genial
-filme entre 86 e 98: Pauleta 


Não é genial mas cumpre. continuam a gostar muito dele em França.
-filme posterior a 1998: Postiga 



Marca um ou outro de vez em quando, às vezes sai-lhe um penalty à Panenka, mas é essencialmente uma merda.
O Woody Allen: alguns dos meus filmes favoritos são dele - basicamente tudo o que fez nos anos 70 é genial.

Mas os filmes dele feitos neste século já não são grande coisa, tirando o Match Point, e mesmo esse era hora e meia de seca para chegar à meia-hora final engraçada.

E então vi o Vicky Cristina Barcelona e esse filme é uma MERDA tão grande, uma POIA TÃO ABJETA, um estrume tão malcheiroso, que saí do filme com vontade de andar à porrada com alguém, de preferência com o próprio Allen, que é pequenino e velhote e portanto não daria muita resistência, e merecia uma sova valente por ter feito uma PUTA DUMA MERDA DUM FILME EXECRÁVEL como aquele.

Daí em diante jurei: nunca mais vejo filmes deste gajo, que está xexé.

Mas de há uns tempos para cá pus-me a rever os filmes dele, e até dei com alguns que nunca tinha visto, e são mesmo muito bons. Tudo o que vem dos anos 70 e 80 é genial, e mesmo os filmes dos anos 90, quando ele começa a ficar mais velhote e mais cabotino e mais repetitivo, também são muito bons.:

Mais: um gajo tem a ideia de que os filmes dele são sempre a mesma coisa, mas não são. O tipo foi até pioneiro de uma série de técnicas e de truques que hoje em dia são de uso corrente e parecem muito modernos.



Por exemplo - o primeiro filme dele é uma coisa chamada What's Up Tiger Lilly, que consiste em no Woody a pegar numa fita de espionagem japonesa e refazer tudo com uma dobragem avacalhada. 



Aqueles filmes todos complicados à Charlie Kaufman, que têm um filme dentro dum filme dentro dum filme? O Woody fez isso no Stardust Memories.



Os filmes a fingir que são documentários? O Woody fez isso no Zelig. Aquela coisa de segura a câmara à mão, e de ela se andar sempre a mexer? Husbands & Wives.


Ora, um fulano que fez coisas tão geniais não pode ter esquecido, pois não? Ainda há-de ser capaz de fazer alguma coisa engraçadita? Podemos perdoá-lo pelo Vicky Cristina Monte de Merda?

Foi assim que cheguei ao Midnight in Paris, cheio de boa vontade. Os críticos disseram bem do filme, várias pessoas me tinham dito que era bom.

E contudo... O filme é uma merda. Não é tão mau como o Vicky Cristina Pior Filme de Sempre, mas é mesmo assim uma merda. 

Lá está ele outra vez a lidar com os problemas sentimentais da alta-alta-burguesia. Lá estão as personagens inverosímeis e irritantes (a noiva do protagonista é uma harpia insuportável, porque é que ele ficou noivo dela?). O Woody parece que usou o primeiro parágrafo das páginas na Wikipedia para retratar os artistas todos que aparecem (Hemingway? Bêbedo e obcecado por touradas! Zelda? Bêbeda e deprimida! Etc.). A menina francesa com quem no fim o protagonista (um Woody mal disfarçado) fica tem um terço da idade dele.

Mas enfim, a conselho do Cablogue, fui ver o Blue Jasmine, e gostei. Lá está, não é nenhum CR7, mas é um jogo bom do Postiga, esforçado, combativo. Verem mais filmes do Woody depende do que acharem do Postiga (e de acharem se o homem é pedófilo ou não (o Woody, não o Postiga)). 

Senão, ide ver estes, que são todos geniais:


Etiquetas: , , , , , , , , , , , ,

2 Comments:

Blogger Vostradong said...

Esqueceste-te do "Cassandra's Dream". Hat-trick do Postiga!...

03 abril, 2014 16:43  
Anonymous Rolando said...

Eu acho o Postiga muito sexi.

01 setembro, 2015 03:41  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home



 

banner for http://www.eurobilltracker.com

Powered By Blogger TM