Alta Arte
O Tigre e a Neve
Que bons são os filmes de Roberto Benigni! Em O Tigre e a Neve, além das cenas cómicas hilariantes, há a destacar a beleza de uma história de amor vivida por um protagonista apaixonante pela sua loucura... e também a poesia que invade os diálogos, o discurso, a planificação de algumas cenas. Ah, e o Tom Waits aparece a botar música. "Todas as artes estão ligadas à poesia", disse o realizador numa entrevista recente a algumas publicações estrangeiras.
À imagem de A Vida é Bela, este é um filme para rir e para chorar. Benigni explica: "A tragédia e a farsa, o riso e o pranto, constituem a essência das coisas. Creio que é normal para um humorista extrair o humor do drama. É o que fizeram Chaplin, Cervantes ou Kafka, e é a minha intenção. Fazer humor com o facto de que alguém escorregue numa casca de banana ou diga alguma parvoíce já não me parece interessante".
Sobre a sua actuação, como sempre, os críticos chatos dirão que Benigni faz de si próprio. E depois? Woody Allen também faz de si próprio e vocês fazem-lhe broches. O Tigre e a Neve é um óptimo filme, dos melhores de Benigni. Ao nível de A Vida é Bela. O melhor continua a ser O Monstro.
Aproveitamos que estamos a falar de cinema para estrear aqui uma nova rubrica, intitulada "Qual é o Filme?", uma espécie de passatempo em que o núcleo-espectador é convidado a adivinhar, a partir da descrição de uma cena, qual o filme a que se refere. A resposta aparece nos comentários.
Qual é o Filme?
Vê-se uma pessoa a ler um jornal na secção de Classificados. Um zoom apanha um anúncio que diz: "Vendem-se clones do transsexual Gisberta". Qual é o filme? ... Resposta: (ver comentários)
2 comentários:
Clónica de uma Morta Anunciada
You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it 40140201 hepa cartridge filter Basketball pro semi team laser hair removal maine Management training corporation internet poker 2003 pennsylvania daily lottery numbers Paintball chronographs
Enviar um comentário