quinta-feira, março 27, 2003

Eu acrescento um pequeno manual sobre aquela que é uma das doenças mais nojentas que pode afectar a espécie humana. Aí vai:

O que são Hemorróidas ?

Hemorróidas são dilatações de vasos que se situam na porção mais inferior do reto e no canal anal, chamadas de veias hemorroidárias.Dependendo de sua localização, elas podem causar diversos sintomas com intensidade variáveis.

Quais os sintomas das hemorróidas ?

Os sintomas das hemorróidas irão depender de sua localização.Se forem externas ocasionarão sintomas como dor, ardor, prurido e "caroços" no ânus.As internas causam sintomas de sangramento e prolapso das hemorróidas às evacuações que, por vezes,poderão necessitar de redução digital para o seu retorno de volta ao canal anal.

Quais são as causas das hemorróidas ?

As causas da doença hemorroidária são várias.Fatores alimentares, hereditários, higiênicos e principalmente o tipo de hábito intestinal do indivíduo , Principalmente desvios para o lado da constipação intestinal.

Todas as Hemorróidas necessitam de cirurgia ?

Não.Apenas as hemorróidas em grau avançado e com sintomas severos e frequentes necessitarão de cirurgia. Se tratadas logo no início dos sintomas, a maioria não necessitará de cirurgia.Nestes casos tratamentos ambulatoriais como esclerose, ligadura elástica ou infravermelho ou a simles regularização do hábito intestinal poderá ser suficiente para controlar a doença.
A cirurgia, em geral, só será necessária à apenas 10 à 20% dos casos.

Todo sangramento pelo ânus é devido à hemorróidas ?

Não.Praticamente todas as doenças do reto e ânus podem sangrar em algum momento.Fissuras anais, fístulas, pólipos retais, proctites e , principalmente, o câncer do reto, sangram da mesma maneira que as hemorróidas e, o diagnóstico diferencial, sópoderá ser feito após um exame proctológico completo.

As Hemorróidas podem se transformar em câncer ?

Não.Mas os sintomas das hemorróidas,principalmente a presença de sangramento, podem ser muito similares aos apresentados em portadores de câncer do ânus ou do reto.

Como é a cirurgia para hemorróidas ?

A cirurgia para hemorróidas, como já dito anteriormente, só está reservada para os casos mais avançados e consiste na resecção dos vasos hemorroidários doentes.Geralmente é realizado sob raqui-anestesia e com internação hospitalar não superior à 24 horas.
A dor pós operatória é bem controlada com analgésicos potentes.O repouso nos primeiros dias é importante e a alimentação normal é iniciada cerca de 6 horas após a cirurgia.O tempo de cicatrização e de volta às atividades usuais é obtido após 2 à 3 semanas de pós-operatório.

As hemorróidas podem voltar após uma cirurgia ?

O retorno de sintomas devidos à hemorróidas após a sua remoção não é comum.Algumas vezes o doente apresenta outras patologias ano-retais com sintomas semelhantes à hemorróidas e acredita que sua doença retornou.
Nestes casos, só um especialista poderá esclarecer ao doente, após um exame apropriado.

Como saber se tenho hemorróidas ?

Se você apresentar quaisquer destes ou outros sintomas já mencionados, o único modo de saber com certeza será consultando um especialista e fazendo um exame proctológico completo. Jamais procure opniões de pessoas não habilitadas como farmacêuticos, vizinhos ou parentes.A protelação em procurar um médico poderá retardar o seu tratamento ou mesmo a realização de uma outra doença mais grave.

O que é um proctologista ?

É um cirurgião que, além de uma formação completa em cirurgia geral e do aparelho digestivo, realizou ainda treinamento específico para realizar diagnóstico e tratamento de patologias do cólon, reto e ânus.

Sem comentários: