quarta-feira, janeiro 05, 2005

Cuidado com os nomes



É muito português escrever mal os nomes estrangeiros por descuido ou ignorância, ou os dois. O "tuga" nunca confirma, nunca vai à origem ver como é que se faz. Ele gosta de deduzir. O "tuga" acha que os espanhóis escrevem "Gonzallez" com dois eles. O "tuga" acha que todos os nomes italianos têm uma consoante dobrada e por isso escreve "Berlusconni".

Quando vejo futebol estrangeiro na Sport TV, dá-me urticária sempre que ouço os comentadores a dizer "Canavarro", ao mesmo tempo em que a imagem mostra o jogador de costas, com o nome bem grande CANNAVARO. Custa alguma coisa ler?

Como bons "tugas", os membros do Núcleo também gostam de escrever mal os nomes. O DJ Carçaca, por exemplo, leu tanta coisa sobre o grande Mahatma, mas não foi capaz de aprender a escrever Gandhi! Carçaca aliás insiste em cometer pelo menos uma gralha em cada parágrafo que escreve. Mesmo dando assim um cunho muito pessoal às suas prosas, acaba por perder credibilidade e dificultar a leitura. Esnerto ainda faz pior: escreve o mesmo nome de formas diferentes na mesma mensagem - "Gandhi" (o correcto) e "Ghandi" (o errado).

Este comunicado é uma chamada de atenção para todos (Zizuo, El Caglonbe, Tirebius, isto também é para vocês): VAMOS TOMAR MAIS CUIDADO AO ESCREVER NOMES!

Sem comentários: