terça-feira, abril 12, 2005

Os Donos do Garfo



Nome: Oficina do Ferrador
Designação: restaurante (cozinha tradicional)
Localização: Montemor-o-Novo
Preço: Quase 30 euros por cabeça (grande senão)
Pontuação: 8,5

Restaurante novo (ainda não aparece nos guias), ocupa um espaço onde antigamente trabalhava um especialista na colocação de ferraduras nos cavalos, quando os coches e carroças eram o meio de locomoção dos apressados. A decoração é impecável, toda à volta do tema, com instrumentos de ferro nas paredes e toalhas de couro nas mesas. Cenário ideal para a degustação de delícias típicas da gastronomia alentejana.

Entradas saborosas, bem ao jeito alentejano, com destaque para os queijos e enchidos. Uma tomatada com ovos de codorniz, preparada com cebola e poejos e sobre a qual se deitam rodelas de linguiça e torresmos a gosto, faz um belo prato principal. Nota positiva também para os lombinhos de porco preto, muito gulosos e suculentos, servidos com migas de espargos verdes. Qualquer dos pratos pode ser regado com excelência por um qualquer tinto alentejano da bem seleccionada carta da casa.

As sobremesas incluem uma "Panóplia de Doces Conventuais", que pode vir numa porção individual, para dois ou para quatro, mas que não é servida todos os dias. A grande variedade de bolos e a necessidade de os ter sempre frescos leva o restaurante a, por vezes, limitar a sua ementa de pós-pastos. Em alternativa, há sempre um bolo de mel e nozes, de sabor delicado e algo seco. Esta pontual pecha e o alto preço são compensados pela simpatia e eficácia do atendimento, em que participa a proprietária da casa, uma jovial ex-modelo de sotaque afrancesado.

Sem comentários: