quarta-feira, dezembro 24, 2003

And now…

… Notas da Nova Albion

1. Louis Theroux



O gajo é louco, não há dúvida. Faz uns documentários para a BBC sobre realidades sociais delicadas, mas com um estilo algo satírico, recheado de ironia. Uma espécie de Michael Moore britânico. Entrar numa casa de skin-heads e começar a provocá-los com perguntas como "Seria um problema para vocês se eu fosse um judeu?" ou "Considera-se realmente mais atraente do que Denzel Washington?" não é para qualquer um. Theroux fez isso no episódio desta semana "Louis and the Nazis", em que foi até à Califórnia para entrevistar alguns dos mais famosos neo-nazis na América, incluindo Tom Metzger e April Gaede.

A estratégia dele é sempre a mesma. Entra de forma amigável e põe os indivíduos a falar aberta e orgulhosamente sobre as suas convicções, de repente começa a picá-los, a confrontá-los com as suas contradições. O resultado é invariavelmente despertar a ira e terminar odiado pelas pessoas que entrevista. Theroux perde descaradamente a isenção quando resolve atirar a uma mãe que confessa estar a incutir o racismo nas suas filhas: "Já pensou em procurar ajuda médica, tartar-se com um psiquiatra?"; e mais ainda quando afirma abertamente: "Você está errada. A civilização moderna está do meu lado". Consegue, de facto, bons programas de televisão, pela sua ousadia, mas desperdiça talvez a oportunidade de fazer bons documentários.

Mas, quem gosta do estilo, pode facilmente encontrar em vídeo ou DVD os programas da série que o celebrizou, "Weird Weekends", ou ir a um bom site para saber um pouco mais.

Sem comentários: