quarta-feira, dezembro 07, 2005

Baixas partes

Fiel é o cão, o jardineiro é uma merda

DENÚNCIA IMPORTANTE: o Vostra está gagá. O Jardineiro Fiel é uma merda. É um filme horrível, pomposo, pretencioso, chato, chato, chato. É mau, muito mau, tão mau como os passes a meio campo do Pepe, tão mau como os Malucos do Riso, tão mau como os discursos do Sampaio (em português).

Pior mesmo, só a crítica do Vostra. Vamos então desmontar por partes:

Filmagem ousada, com ritmo, uma narrativa que brinca com o espectador

Isto quer dizer: ora mete uns filtros para a imagem aparecer tão saturada de cor que não se vê uma porra, ora se põe uns ângulos de câmara meio chanfrados a despropósito, ora a montagem fica fora de ordem para fingir que a narrativa não é linear.

Todos os truques de realizador rasca para se armar em cinéma d'art, o Meirelles usa. A desonestidade artística do filme só se compara à sua desonestidade intelectual - mas já lá vamos.

dúvida que vai na cabeça do próprio protagonista

Não há qualquer dúvida do que se passa na cabeça do protagonista . não se passa nada. O protagonista é um cabotino do pior, que passa o filme inteiro sem expressar uma única emoção.

Uma nódoa na carreira do Ralph Fiennes, cuja única defesa é que a co-estrela é ainda pior - uma histérica irritante chamada Rachel Weisz, que dá vontade de atirar fruta para o ecrã de cada vez que ela aparece. A única parte boa do filme é ver o cadáver calcinado da criatura. Morre, vaca, morre!

Uma forte denúncia, ainda que ficcionada, contra o poder da indústria farmacêutica e contra a corrupção nos países africanos

Isto é uma "forte denúncia blá blá" da mesma maneira que os filmes do James Bond são uma forte denúncia dos malefícios do tabaco. A história não só é inverosímil como é estúpida.

O "enredo" - e estou a usar a palavra num sentido muito lato - baseia-se no tipo de teoria conspirativa paranóica que até o DJ Carcaça teria vergonha de debitar. Aprende-se mais sobre a indústria farmacêutica e sobre política africana num episódio dos Teletubbies.

Rio de Janeiro para o Quénia - está lá o povo, está lá a miséria, está lá a dor, e também o colorido, as batucadas e as galinhas fugitivas

NÃO! NÃO! Não está nada! Ao contrário do Cidade de Deus - esse sim, um grande, grande filme, um filme que merece ***** - a maneira como esta bosta olha para África é de uma desonestidade total, até racista.

Todo o filme gira à volta do pressuposto dos pretinhos simpáticos, todos boas pessoas, vivem no bairro de lata mas são todos alegres e de bom coração, um bocado limitados coitados, deixam-se explorar facilmente pelos maus, só precisam que chegue um ou dois brancos iluminados para lhes mostrar o caminho.

É uma visão turismo-aventura de África - olha que giro as galinhas! olha que giro os pretinhos a dançar! - com o tipo de visão paternalista dos africanos que o Salazar aprovaria.

Mas afinal, que se podia esperar de um filme...

baseado no livro de John Le Carré

...esse charlatão sem talento? Vocês já viram outros filmes baseados nos escritos deste indivíduo? A Casa da Rússia (ugh)? O Alfaiate do Panamá (brrrrr)?

Enfim, tudo isto é um episódio lamentável, apenas explicável por o Meirelles andar a tomar muita maconha e o Vostra muito xerez.

um dos grandes filmes do ano

Vostra, estás outra vez no bagaço, porra! Um dos grandes filmes do ano? A pior merda do ano! Mais vale ir ver o Harry Potter!

E fico-me por aqui, apenas porque a minha ligação da Internet é uma merda e está sempre a ir abaixo. Se isto estivesse a funcionar como deve ser, ainda arrasava muito mais, e ia isto tudo lindo com links e mais bolds e não sei quê. Assim, vai na versão simples, mas esta história da Internet dá um bom termo de comparação para quem não viu o filme poder perceber:

O Fiel Jardineiro é uma merda tão grande... que é tão mau como o serviço da PT!

Na escala do Núcleo, de ***** (obra-prima) a ? (antes abrir as veias que ver esta merda), as notas:

O Fiel Jardineiro: ?

Crítica do Vostra ao Fiel Jardineiro: ????????

Sem comentários: