segunda-feira, março 26, 2007

Os maiores tugas de sempre



Decidida que está a refrega relativa ao "maior português de sempre", há duas questões que permanecem. Uma delas é saber quem foram os maiores polícias portugueses de sempre (parece que a PJ já está a preparar uma lista) e, claro, a outra é revelar quem foi o maior tuga de sempre. O ND considera que, em termos sociológicos, é mais importante definir quem foi o maior tuga de sempre do que propriamente quem foi o maior português de sempre. Isto porque as nações se definem mais pelo colectivo (pela mediania) do que pelo excepcional, assim como a selecção de futebol não é apenas o Ronaldo (sem Petits, homens das obras, nenhum Ronaldo poderia brilhar). Um país é o seu todo, e nunca apenas os que radiclamente se destacam (para o mal ou para o bem, ou para ambos), por isso o ND lança um novo desafio aos seus leitores. Vamos à nossa primeira proposta:




1 - O "Muleta Negra"



"Acabrunhante também a história de Germano de Souza, conhecido por Muleta Negra. Sentado à porta da praça do Campo Pequeno, pendurou na rede uma muleta negra e exigiu que lhe dessem a sua oportunidade. Prestou declarações à imprensa. Que a muleta era negra, como a miséria da vida dele, que triunfaria ou morreria. O empresário Manuel dos Santos abriu-lhe as portas e Germano de Sousa nem triunfou nem morreu. Fugiu, atrapalhou-se, revelou não ter talento, sabedoria ou treino para sair daquilo em que se metera.Porquê então a tentativa? Pela mesma razão que se multiplicam os candidatos a futebolistas, cantores, locutores, etc., etc...: o toureiro é uma profissão que não exige qualificações formais e constitui um rápido caminho para o bem-estar económico. Não há – e com toda a razão – que se não faça para o alcançar, pena é que deva ser isto."

(Em O Tempo e o Modo Nr.27, pág 513)


Para votar no Muleta Negra, marque o 809 800 001 (26,90Euros/minuto)

2 comentários:

Anónimo disse...

e não entra ninguém da briosa aí? vamos ao golo briosa vamos vamos VAI SER GOLO vamos vamos foi golo.... deles!

Anónimo disse...

O Muleta Negra era um grande homem... e tinha jeito para tourear. E' pena e' q as pessoas n saibam das coisas, e metem-se a especular.