quarta-feira, julho 21, 2004

Não comi e não gostei

Há muito tempo que não há uma nova rubrica neste blog. Proponho Não comi e não gostei - que também pode assumir as formas Não vi e não gostei, Não fui e não gostei, etc.

O crucial da ideia é: a Internet já está cheia de gente a fazer de crítico literário, cinematográfico, etc. Mas esta gente normalmente faz a batota de ter visto, comido ou experimentado as coisas que estão a criticar.

Não comi e não gostei tem uma filosofia diferente: só falar de coisas que o autor não conhece, mantendo assim a sua independência e objectividade face ao objecto criticado. Para começar: o filme "The Punisher".


"The Punisher" é baseado na personagem de BD da Marvel cujo nome, nas revistas brasileiras, era traduzido por O Justiceiro.

O Justiceiro é um ex-soldado cuja família foi morta num tiroteio de gangs. Lixado com a injustiça do mundo, o Justiceiro decide matar gangsters - não só os que lhe mataram a família, mas os outros todos que existam no mundo.

Na América, o Justiceiro teve imenso sucesso porque a revista dele apareceu nos anos 80, quando o crime nas cidades atingia o máximo e havia um público para este tipo de fantasias de vigilantismo.

Entretanto, o crime urbano reduziu-se imenso na América, e já não há motivos que justifiquem o Justiceiro, com ou sem KITT. Mas ainda se fazem filmes, como o horrível "Man on Fire", com o Denzel Washington (que não tem direito a um Não comi e não gostei, porque esse vi), cheios de violência gratuita e fantasias de vingança.

Este "The Punisher" parece estar na mesma onda. Um gajo numa fatiota palerma a matar mauzões à dúzia com requintes de malvadez. Não vi e não gostei.

Sem comentários: