terça-feira, abril 11, 2006

Futebologia
O décimo segundo jogador

Lugar-comum no futebol moderno, a expressão "12º jogador" é usada indiscriminadamente para ressaltar o papel do apoio do público no desempenho da sua equipa. É um termo que adquire um carácter unificador de colectivos, mas cuja utilização traduz-se num erro histórico, pois rouba o título ao verdadeiro 12º jogador, que poucos, mesmo entre os mais atentos seguidores do desporto-rei, conhecem.

Uma vez que não vem referida nas leis do jogo, nem mesmo as equipas profissionais sabem que podem contar com a cartada do 12º jogador... e nunca o fazem. Mas após uma exaustiva investigação do fenómeno futebolístico, o Núcleo Duro descobriu o 12º jogador, que foi avistado em alguns jogos entre equipas pequenas no Brasil. O Araçatuba, um clube do interior de São Paulo, conta com um e, às vezes, utiliza-o como trunfo. O ND tem o orgulho de apresentar este documento, ciente de que a sua revelação pode revolucionar a forma como o futebol é praticado.

2 comentários:

Anónimo disse...

senti firmeza!

Anónimo disse...

afinal não vamos precisar de 12 jogador. Demos 4 em vila do conde e nem foi preciso o nosso presidente sacar dos 100 mil euros que levava na mala do jipe!