.
.

NÚCLEO DURO

 

Pub

A política é a arte de fazer alianças. É só derreter os fios de ouro roubados...







Pub







segunda-feira, fevereiro 09, 2004

Recriar a língua

O Núcleo Duro tem a honra de apresentar um comunicado a que teve acesso e que encerra grande valor documental para a história do Mundo Lusófono. Trata-se de uma carta, escrita há quase dois anos, de um grupo recreativo - ou será "recriativo", que recria (!?)... - à comunicação social de São Tomé e Príncipe.

Além do à-vontade com que trata a língua portuguesa, é de destacar o apurado senso político do senhor Manuel Costa, que revela ser um profundo conhecedor da forma como funcionam os meandros da corrupção no seu país. Na transcrição, resolvemos manter a integridade do original: a letra maiúscula, assim como os inovadores rasgos de criatividade linguística, são copiados tal e qual aparecem no telex que nos foi facultado. Na linha dos célebres "Pensamentos Políticos e Filosóficos", de Koumba Yalá, aqui fica esta "Carta Recriativa":


«EMISSOR: GREMIO RECRIATIVO JARDIM DE PENSAMENTO
ASSUTO: PEDIDO DE ESPAÇO NOS ORGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL.

PARA: Exmos Sres DIRECTORES/TVS/RADIO NACIONAL/COMUNICAÇÃO SOCIAL. RDP SÃO TOMÉ E PRINCIPE.

REFERÊNCIA: C/C; PARA SUA EXCELÊNCIA SENHOR PRESIDENTE DA REPÚBLICA
C/C; PARA SUA EXCELÊNCIA SENHOR PRESIDENTE ASSEMBLEIA NACIONAL

EXCELÊNCIAS.
OS NOSSOS MELHORES CUMPRIMENTOS.

NESTE MOMENTO; (FINALMENTE) CHEGAMOS A NOVA ERA POLITICA QUE MUITO ESPERAVAMOS DE VIVER! NÓS CONSIDERAVAMOS QUE ESSA BASE DE NOVA MENTALIDADE VINHA AO ENCONTRO DO NOSSO PRANTO.
COMO FORMA DE EVITAR NO DESTINO UM COMFLITO INSTITUCIONAL; PETROLIFÉRO, SOCIAL, INTELECTUAL, ETC, *: JÁ QUE MESMO NO GOVERNO DE INICITIVA PRESIDENCIAL DEPARAMOS (ENCONTRAMOS SURPRESA INESPERADAMENTE), TAIS COMO: FALTA DE UM SUPORTE HONESTO DOS SEUS COLABORADORES DIRECTOS, O QUE CRIA EM NÓS A FALTA DE CONFIÂNÇA E MEDO CASO ESSE POVO NÃO SAIBA VOTAR!
MUITOS PROJECTOS E MONTANTES (DINHEIRO), FORAM CONCEDIDOS AO NOSSO ESTADO E FICARAM DESAPARECIDOS, E SEM EXPLICAÇÃO!
POR ISSO QUE O ACTO DESTE NOVO PRESIDENTE FICARÁ MARCADO NA NOSSA HISTÓRIA E DE INTELECTUAIS HONESTOS. == NÃO BASTA SOMETE PROJECTOS! TAMBÉM É PRECISO HOMENS COM CAPACIDADE E NOVA MENTALIDADE.
O ACTO É QUE O ACTUAL PRESIDENTE É O PRIMEIRO A PROPOR UMA IDEIA DE NOVA MENTALIDADE CAUSANDO ASSIM UM ESTADO DE CHOQUES AOS NÃO PREPARADOS, E DE OUTROS OBJECTIVOS!
PORQUE, NÃO PODEMOS SUPORTAR MAIS AMBIÇÕES DE UM COLOSSO FORMADO POR DIRIGENTES BARBAROS, CRUEIS COM MENTALIDADE RETROGADA (ANTIQUADA), SEM CAPACIDADE DE GERIR AS LIÇÕES DE UMA NOVA INSTAURADA PELO ACTUAL PRESIDENTE, PONDO EM CAUSA O RELACIONAMENTO DIFICIL JÁ EXISTENTE; COMO ESTA SITUAÇÃO NOS INCOMODA, (NOS FRUSTA), E PODERÁ LEVAR-NOS A RENDER MAIS SACRIFICIOS, DESVANTAGEM ECONÓMICAS, POLITICA DESAJUSTADA E PRESSÃO ECONOMICA, MAIS ATRASOS CULTURAL, CIENTIFICO, E APARECIMENTO DE UMA SOCIEDADE ONDE SÓ PODERÃO RONCAR OS FILHOS DOS MAIS RICOS!
PERANTE TAIS AMEAÇAS SOMOS OBRIGADOS A PEDIR UM ESPAÇO À TODOS ORGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, NOMEADAMENTE: A RADIO NACIONAL, TVS, PRIVADOS, E INTERNACIONAL (RDP/ÁFRICA), DE FORMA MANIFESTARMOS E APRESENTARMOS UM RESUMO DA NOSSA VISÃO DO PASSADO (ORIGEM DA NOSSA POBREZA, CAUSAS, CONSEQUENCIAS); NISTO APRESENTARMOS UM PROJECTO DE INTERESSE DOS QUADROS NACIONAL, DOS MENINOS DE RUA, DOS JOVENS, VELHOS DO JARDIM DE PENSAMENTO, TRABALHADORES, COMERCIANTES, DOS EMIGRANTES, DOS FILHOS DOS EMIGRANTES QUE MUITO PRECISAM DE APOIOS (EDUCAÇÃO GLOBAL) PARA EVITAREM O MUNDO DE DROGAS, ETC... E PARA O POVO EMGERAL. == TAMBÉM FAZEMO-NOS LEMBRAR DAS CONDIÇÕES DOS ESTRANGEIROS QUE AQUÍ VIVEM (AS AJUDAS QUE PODEMOS PESTAR)
POR ISSO LEVAREMOS VERDADEIRAMENTE PARA FRENTE O PROJECTO DO ACTUAL PRESIDENTE, QUE MUITO NOS ITERESSA. == PORQUANTO SEMPRE VIVEMOS COM MÉDO PERSEGUIDO, SEMPRE COM EMBARGOS, RETALHAÇÕES. EIS A RAZÃO PELA QUAL NÃO EXISTIREM CÁ CIENTISTAS! ESCONDERAM-NOS MUITAS OPRTUNIDADES, QUE SO ERA RESERVADAS AOS QUADROS QUE PROTEGIAM OS SEUS...
QUEREMOS ESSA ERA PARA DESENVOLVERMOS AS NOSSAS IDEIAS, OS NOSSOS TALENTOS CULTURAL, NO CAMPO CIENTIFICO, NA ARTE ISTO É: TUDO O QUE NOS FOI NEGADO COMO FILHO PRODIGO NESTA TERRA.

SUBSCRÊVO-ME COMO MANDATÁRIO DO GREMIO RECRIATIVO JARDIM DE PENSAMENTO, EM BUSCA DE ATRIBUIÇÃO MÚTUA DAS PROPRIEDADES DA NATUREZA HUMANA, QUE PRESIDENTE FRADIQUE DE MENEZES NOS QUER DAR; POR AMOR A NOSSA TERRA SÃO TOMÉ E PRINCIPE.

S. TOME, AOS 19/02/2002.

-----------------------------------
MANUEL DA TRINDADE RODRIGUES COSTA

-----------------------------------»

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home



 

banner for http://www.eurobilltracker.com

Powered By Blogger TM