quinta-feira, setembro 18, 2003

Estamos salvos



A União Europeia decidiu que os maços de cigarros precisam de avisos maiores sobre os malefícios do tabaco. Tenho na mão um dos novos maços, comprados numa free shop de aeroporto, com avisos em inglês que dizem SMOKING KILLS e SMOKING CAN CAUSE A SLOW AND PAINFUL DEATH.

Até que enfim. Durante anos e anos, os maços de tabaco tinham as mesmas mensagens, mas em letras pequeninas. Ora é claro que eu, e milhões de outros como eu, nunca tinha paciência para ler o que vinha em letras miudinhas.

Agora fico a saber: O TABACO PODE MATAR. Não! Estes anos todos eu julgava que o tabaco fazia bem ao coração! Quando apanhava gripe tomava cigarros em vez de Vicks! E afinal o tabaco faz mal! Não sabia! Como é que eu havia de saber? O tabaco afinal PODE CAUSAR UMA MORTE LENTA E DOLOROSA! Porra, afinal vou ter de passar para a heroína, que causa uma morte RÁPIDA E INDOLOR.

Por isso: obrigado, União Europeia. Mas os génios que protegem a nossa saudinha nunca ficam parados. Eles já perceberam que os novos rótulos em letras garrafais ainda podem ser subtis para muita gente.

Os analfabetos ou os velhinhos que vêem mal ao perto continuam ignorantes, ainda não sabem que O TABACO PODE MATAR. Para os salvar, está a ser preparada uma uma nova medida.

Sem comentários: