quinta-feira, maio 22, 2003

FCP e PP

Subscrevo a posição do camarada zizou. A taça é vossa e só vossa. Ainda tentei torcer pelo FCP mas não consegui: nos metros finais dos lances de ataque, acabava pro suspirar pelo Celtic. Tentei ser um patriota mas não tive sucesso e o meu coração chorou sinceramente quando o Derlei marcou o golo para os galegos.
E no que diz respeito às restantes críticas do zizou e do JPP também concordo. Foi de uma parolice total a presença de todas as principais figuras do Estado no beija-mão ao Pinto da Costa e ao FCP. Se houvesse um golpe de Estado e uma barreira em Badajoz, Portugal não tinha ninguém para tomar conta. Tenham tento. Que eu saiba, nem o Toni Blair nem a rainha de Inglaterra estiveram no estádio ao lado dos escoceses. E nem vale a pena alegar que a Escócia é um estado dentro de um outro estado. A realidade é que os nossos políticos correram de novo atrás dos futeboleiros à espera de se transformarem em emplastros para a fotografia.
A atitude dos comentadores é o costume. Todas as faltas contra o Deco eram passíveis de vermelho directo e a mão do Jorge Costa na grande área foi sem intenção. Portugal não está de parabéns mas apenas os adeptos desse clube que ganhou o jogo. Apenas esses e sinto-me ofendido quando dizem que a vitória é de todos. É um pouco como dizer que é a selecção de todos nós.

Em relação ao PP (leia-se Paulo Pedroso para não haver confusões), é constrangedor a atitude dos nossos opinion-makers e dos politiqueiros. As declarações de solidariedade e acusações de perseguição e de calúnica com o logotipo dos partidos de fundo demonstra bem a torre de marfim em que as nossas estrelas vivem. Está tudo doido: a justiça só é boa quando não ataca os nossos amigos. Se não, está a ser movida uma perseguição.
Acho que o PS não deve ficar afectado com esta detenção (ou com a fuga da Fátima Felgueiras para o Brasil, ou o PSD com o seu Cruz Silva) mas não deve fazer afirmações que se pode vir a arrepender mais tarde. E o PM também não tem nada de abrir a boca sobre este assunto.
Desde já deixo aqui a minha posição sobre eventuais investigações da Justiça portuguesa sobre este blog: se algum de vocês, meus distintos colegas e amigos, for detido por pedofilia, o máximo que poderei dizer é que nunca abusou de menores à minha frente. Agora, quanto ao resto, não ponho as mãos no fogo por ninguém. Principalmente em matérias deste género.

Sem comentários: