quinta-feira, maio 15, 2003

Novas da província. Sei que tenho estado calado mas motivos superiores impediram-me de dar o meu contributo. Antes de mais, saúdo esta nova postura mais pop e comercial do ND, abdicando do ecletismo e da polivalência em favor da promoção junto dos fãs e do JPP. Apesar de preferir o período paleolítico do ND, reconheço que todas as dinâmicas revolucionárias devem adequar-se às necessidades da realidade para conquistar as massas e enganar os incautos.
Quanto ao texto do Rui, subscrevo inteiramente as críticas feitas à RTP, que se podem estender aos canais generalistas portugueses. Se não tivesse TVCabo não sei o que faria com aquele aparelho que está na sala. O que vale é que sempre há o botão off dos televisores.
O cúmulo atingiu mais uma vez esta noite as ondas hertzianas. Neste caso a TVI, que fez aquilo que é uma não-notícia. Uma senhora (neste caso a Fernanda Serrano) veio dizer que as mamas que andam a circular na net não são dela. E tudo com o ar sério de quem está a dizer uma coisa importante, como se tudo isto não fosse mais do que uma feira de vaidades a que, com bastante bonomia, se pode chamar infoteinment. Ou, com algum realismo, uma merda.
Mas depois - para gáudio de todos os directores de informação - são estes casos que marcam a verdadeira agenda dos pastéis de nata e dos croissants com fiambre dos cafés da manhã em todas as cidade de Portugal. Vão ser as mamas ou as não-mamas da Fernanda que irão ocupar as mentes de todos. E com isto todos ignoram alegremente os outros assuntos: ninguém pensa na Nossa Senhora de Fátima (Felgueiras) nem na Cruz (SIlva) que o que o Governo tem que carregar.
O que vale é que este é um país de brandos costumes.
Proximamente irei relatar-vos as experiências de mais uma peregrinação à Nossa Senhora de Fátima (sim, aquela alegada virgem suspeita de ser mãe do profeta que terá nascido em Belém e que é acusado, por muitos, de ser filho de Deus). A PSP e o JN anunciaram que estavam lá 700 mil pessoas. Para isso, calculando a partir da área do recinto, era necessário que estivessem nove peregrinos por metro quadrado. Só se todas as grávidas dos país estavam lá e algumas carregadas de gémeos.

Sem comentários: