quarta-feira, junho 11, 2003

Os Donos do Garfo



Nome: Vino Tinto
Designação: restaurante grill espanholado e pós-moderno
Localização: Cais de Gaia, Porto
Página na Internet: não tem
Preço médio: 18 euros
Classificação: 7 (de 0 a 10)

Não é só em Lisboa que surgem como cogumelos casas de restauração que puxam pelo bolso do cliente. A febre do negócio chegou ao Porto, cidade onde um dia se comeu umas maravilhosas tripas em quantidades enfartabrúticas por uns míseros 500 paus. Não que isso hoje seja impossível, mas a tendência actual é claramente outra, como Os Donos do Garfo teve a oportunidade de comprovar ontem à noite, numa incursão pelo Cais de Gaia.
Numa zona animada, feita à medida do turista, em meio a uma arquitectura estandardizada e envidraçada de escuro, que atribui a mesma dignidade exterior às “Pizza Huts” e a uma série de outros festefudes, restaurantes e bares, encontrámos o “Vino Tinto”, uma casa de qualidade – atestada pela fila de gente à espera de lugar para sentar – travestida de espanhola, mas longe da perfeição.
O atendimento baloiça entre a beleza das duas lindas moças – muito bem empacotadas, que também se come com os olhos – que serviam a sua simpatia enfeitada com uma boa demão de maquilhagem, a dar para o exagero, mas sem lhes tirar o ar apetitoso; e o pouco cuidado de um senhor de bigodes capaz de trazer um dos pratos principais antes de terem vindo todas as entradas.
A comida em si é boa, bem preparada, com destaque justamente para los entrantes. Recomendamos vivamente o Queijo Provolone (derretido e com especiarias) e a Tortilla de Bacalhau. Dos main courses, pouco a comentar. A especialidade resume-se claramente aos grelhados, numa ementa em que se destaca pelo preço um Chuletón a 22,50 euros. A carta de vinhos oferece alguns tintos espanhóis de qualidade. As sobremesas são talvez o ponto mais fraco do “Vino Tinto”. Nada caseiro. Tudo industrial.

Sem comentários: