quinta-feira, janeiro 12, 2006

Mensagem do Gabinete para a Verdade Estatística do Núcleo


Contra-adenda à adenda do Cablogus


Oh Calborgue, não percebeste nada. Os brancos e os nulos incluem-se, só que não se contam. Então é assim: as previsões para os seis candidatos não têm de dar 100. Há uma margem para brancos e nulos, e é assim que os resultados normalmente são apresentados. Mas para efeitos de apurar o vencedor, os brancos e os nulos não contam. Não é preciso fazer apostas para brancos e nulos.

Portanto, prestem atenção: as previsões fazem-se contando com brancos e nulos. Mas nas contas finais, só se contabiliza os pontos dos palpites nos seis candidatos.

Em termos muito simples: Os votos brancos e nulos contam, só que não contam. Percebido?


PS: Coitado do Carlsberg, imagino que tenhas passado a manhã inteira a fazer continhas com a máquina de calcular para aquelas percentagens todas darem 100!

PS2: As regras do Grande Jogo das Presidenciais Núcleo não incluem brancos nem nulos porque eu acho essa merda de votar branco ou nulo um bocado apanascada. Só os tontinhos é que votam branco ou nulo. Por esse mesmo motivo, estive também para não contar com os votos no Louçã, mas o Carcaça punha-se a refilar.

PSP: Por falar em Carcaça: esse gajo deve estar à espera que saiam as sondagens todas antes de meter aqui o palpite. Deve andar a ler tudo o que é artigo de jornal e blog de estatísticas para ver se ganha lá o jantar grátis! O Ernesto, esse, presumo que ainda não meteu os palpites porque ainda está a ter explicações de contas de somar.

XBox 360: Alguém consegue arranjar uma cópia daquela telefoto que sai na página 12 do PÚBLICO de hoje, com a cara do Grande Líder do Progresso e Modernidade, Oráculo de Boliqueime, Paizinho de Todos os Povos, Salvador e Redentor da Pátria, Novo Avançado do Benfica e Comedor de Bolo-Rei com a Boca Aberta quando lhe deram a notícia de que o Santana já não gosta dele? Essa foto é impagável. Se alguém a arranjar, eu ponho-a no meu desktop.

Sem comentários: