Alta Arte
El Roto
Ontem, estava a voltar para casa quando apanho aberta, no Centro Cultural de Círculo de Lectores, na "calle" O'Donnell, a exposição "El Roto, Vocabulario Figurado", com originais do melhor (digo eu) cartoonista do "El País", que escolheu um nome artístico algo curioso.
É certo que em Portugal não iria longe com um nome desses - no máximo até ao Lux - mas o rapaz até costuma ter boas ideias. Tive a oportunidade de observar em detalhe como o seu traço descuidado é compensado com uma grande noção de proporções e perspectiva... e com carradas de corrector. Na verdade, às tantas cheguei à conclusão de que o corrector não era mais do que um outro material de representação, usado sem complexos, para ajudar a corrigir a direcção da sua grossa pincelada.
Lápiz por apagar, manchas disfarçadas com corrector... fiquei com a ideia de que o cartoonista faz um desenho daqueles em menos de um minuto. E o pior é que apesar da javardice, nunca resulta mal de todo. As ideias, essas, algumas muito boas, outras algo forçadas e sem piada nenhuma. Mesmo assim, fiquei a pensar: "Quando for grande, quero ser como El Roto... mas com outro nome..."
Mais cartoons d'El Roto
Sem comentários:
Enviar um comentário