quarta-feira, julho 23, 2003

Fazer a barba

Algumas razões por que não gosto de fazer a barba:

1. fazer a barba é uma perda de tempo. Como em tudo, há quem tenha uma destreza especial e despache as coisas mais depressa, mas é uma actividade que demora sempre 10 ou 15 minutos, podendo até demorar mais se os pêlos estiverem compridos e forem densos e robustos.
2. fazer a barba custa dinheiro: máquina, lâminas (recomendo Wilkinson), espuma, pincel, aftershave e outros utensílios e produtos – já para não falar de água e electricidade – custam dinheiro, e não tão pouco como isso. A coisa pode ficar baratuxa para quem optar por exemplo por gillettes ordinárias, mas essas lâminas levam-nos os pêlos e a pele.
3. fazer a barba causa irritação da pele e deixa-nos cheios de pequenas feridas por onde saem litros de sangue que davam para uma campanha inteira da Cruz Vermelha. E quando um erro de cálculo nos faz passar a lâmina pelo lábio, abrindo um lenho? São precisas no mínimo duas embalagens de lenços Renova para estancar e hemorragia!
4. fazer a barba expõe as nossas imperfeições da pele: as borbulhas, os pontos negros, as verrugas, os cravos, as cicatrizes, os sinais…: tudo perde a camuflagem dos pêlos.
5. fazer a barba pode-nos levar a fazer figuras tristes. Quem não se lembra de um momento épico em que um dos autores do Donos da Bloga apareceu nas aulas com metade do bigode feito e a outra metade por fazer?
6. fazer a barba faz-nos perder o ar de machos viris. Sem pêlos, parecemos bebés desprotegidos e desamparados.

Sem comentários: