terça-feira, julho 15, 2003

Sobre os Macintosh e os PC's

Bem sei que a blogosfera não é um sítio para discutir informatiquices mas reparei hoje que, de entre as diversas discussões a que assisti, nunca li nada sobre a mais antiga guerra dos computadores - anterior mesmo à Guerra do Peloponeso - entre os PC's e os Mac.
E só notei isto porque estou preso na casa de um amigo a fazer cópias piratas de videos e, enquanto espero e desespero, tentei blogar num mac.
Aqui é tudo muito mais estranho, o que não quer dizer que não se entranhe mais tarde. As maçãs e o aspecto de livro de colorir da terceira classe compoem um ramalhete surpreendente que primeiro me irritaram.
Depois, com algum (pouco) tempo, habituei-me a este computador para burros e passei a zurrar em bloguês, embora sem saber como fazer o bold ou o itálico.
Quando comecei nas redacções, enquanto tentava - sem sucesso, reconheço - ser jornalista ao mesmo tempo que boémio, escrevia num fabuloso Mac Classic que tinha as Copas e o Freecel num écran monocromático. A rede de informática do pasquim era pré-histórica mas nunca tinha écrans azuis. Pensando bem, talvez fosse apenas porque que a imagem era a preto e branco.
Depois, emigrámos para os PC (na época uns extraordinários 233 MHZ, com ligação à internet em apenas um, o do chefe) e os écrans azuis eram uma constante. Os técnicos de informática acamparam no pasquim onde, ao que parece, ainda por lá continuam, entre os papéis para reciclar e as beatas do tempo em que era permitido fumar nas redacções.
Em minha casa, só tive PC's, que o dinheiro não abundava mas admito que os mac deixaram-me um travo de saudade. Pareciam nobres em terras de plebeus, engolidos pela democracia dos baixos preços.
Agora, enquanto luto contra as teclas que persistem em fugir aos dedos e evito trocar um ~ pelo \,lamento não ter trazido o meu portátil.

Sem comentários: