terça-feira, julho 01, 2003

Os Donos do Garfo



Nome: Zetor
Designação: cantina e bar com tractores
Local: Mannerheimintie 3-5, Helsínquia
Página na Internet: www.zetor.net
Preço médio: 20 euros
Classificação: 9,5

Há lugares que contrariam a ideia feita de que a boa cozinha europeia se resume à Mediterrânica. É verdade que os McDonald’s e Pizza Huts conhecem um êxito incomparável no Centro/Norte da Europa, ao se apresentarem como uma solução fácil e barata para quem tem fome. Mas o turista que vá por aí nem sabe o que perde. Numa visita recente à Finlândia, Os Donos do Garfo descobriram bem no centro de Helsínquia um restaurante que vale a pena conhecer.
Quem vê o Zetor por fora, não faz ideia do que vai encontrar no interior. A decoração rural, com paredes de madeira, pedaços de troncos a servirem de bancos e tractores antigos a servirem de mesas (na parte do bar), está particularmente bem conseguida. Cenário ideal para saborear a cozinha típica finlandesa.



O serviço é atencioso, sem ser maçador. A ementa é variada e satisfaz os vários apetites que podem acorrer a um sítio como este, que combina o “ravintola” (restaurante) com o “baari” (bar) – os pratos principais vão desde uma combinação de três tipos de salsichas fumadas com um molho de mostarda e batatas cozidas (10€) até um bife de rena à moda da Lapónia (23€), passando por algumas opções para os vegetarianos.
Optámos pelo “Hirvi perunasoseen kanssa” (número 15 do menu), que consiste em carne de alce guisada com bacon, cebola e um salpico de cerveja sahti, acompanhado de puré de batatas, tudo coberto com um desenjoativo molho de "lingonberries”. Uma combinação perfeita, num prato que se vai bem com uma cerveja da casa. A rematar, um superdoce “Marjapopero” (36 no menu) – mirtilos, groselhas e "lingonberries" afogados num creme feito com farinha de aveia, cevada e centeio – revelou-se uma sobremesa saborosa, porém algo pesada e enjoativa.



A relação preço-qualidade (ei, estamos no centro de Helsínquia, capital de um dos países mais caros da Europa), somada à originalidade do espaço, justifica plenamente uma visita ao Zetor. “Hyvää ruokahalua!”

Sem comentários: