quarta-feira, julho 09, 2003

Os Donos do Garfo



Nome: Puhvetti
Designação: Bufete de comida caseira
Local: Maaherrankatu 18, Mikkeli (Finlândia)
Página na Internet: não tem
Preço médio: 7 euros
Classificação: 8

Continuamos o nosso périplo pela mesa da Finlândia. Visitar a pequena cidade de Mikkeli, na província de Savo-do-Sul, pode não estar nos planos de férias de muita gente no nosso país, mas como há malucos para tudo, aqui fica uma sugestão. O Ravintola Puhvetti oferece uma comidinha caseira e honesta, a preços bastante aceitáveis naquele país. A localização é bastante central, mas para o descobrir é preciso entrar num supermercado – chamado K – e subir para o primeiro andar, daí que seja importante levar a morada.
O esquema é recorrente e muito difundido nas terras de Väinämöinen – puhvetti quer dizer bufete. Paga-se o preço que estiver indicado no prato principal escolhido. O resto é à discrição: pão, manteiga, bebidas, saladas e outros acompanhamentos (deste restaurante, só sai com fome quem quer!). Dos pratos do dia, escolhemos um Broileri-parsakaalipaistos (frango com bróculos gratinado), feito com um carinho caseiro. Perfeito acompanhado com um copo de piimä (espécie de coalhada), mas os espíritos menos abertos aproveitar para provar a kalja (cerveja caseira adocicada e não-alcoólica).
A relação preço/qualidade/quantidade – em Lisboa, por exemplo, na maior parte dos restaurantes, não se come assim por esse preço – justifica a nota 8.

Sem comentários: